segunda-feira, 20 de julho de 2015

5 aplicativos perigosos que você não sabe que seu filho esta usando

30/12/2014 - 00:00

Imagem: internet
As crianças estão mergulhadas em tecnologia, nasceram nesta era em que tudo é digital. Bem diferente de gerações passadas. Os pais muitas vezes não são tão digitais como as crianças e não estão antenados em tudo que acontece ou existe. 

Meus queridos pais a realidade é a seguinte: Seu filho adolescente consegue ser um mestre Jedi de tecnologia muito mais rápido do que você consegue piscar. E quais foram os presentes mais pedidos neste Natal? Um celular novo? Tablet? E você que aprendeu a usar o WhatsApp agora precisa correr atrás do prejuízo. 

E com toda esta tecnologia disponível por ai, e sinal de internet gratuito em qualquer lugar. É claro, que isso iria apresentar alguns problemas. Há um monte de perigos que vêm com qualquer gadget, e as crianças e adolescentes não tem maturidade emocional para lidar com eles sem a ajuda dos pais. 

Isso não significa que os aplicativos são ruins, o uso inapropriado deles por algumas pessoas e que faze com que fiquem perigosos para as crianças. 

O que tudo isso significa? Isso significa que como um pai ou avô que você pode nem sempre saber o que eles estão fazendo. Mantê-los seguros torna-se muito mais difícil. 

Já postei aqui no blog problemas que podem ser causados com estes aplicativos, mas se você não leu, esta na hora de se atualizar. 

Hoje eu vou falar de cinco aplicativos que as crianças estão usando e por que você deve falar com seus filhos sobre o uso deles. Não é motivo para sair correndo e pegando o celular de seu filho e deletando estes aplicativos, mas sim ter uma conversa com seu filho e explicar os riscos e a maneira certa de usar estes app. 

Snapchat 

Sabe porque o app de mensagens multimídia Snapchat potencialmente pode valer US $ 10 bilhões para os investidores? Porque os adolescentes acham que é legal. E Eles adoram usar e todos tem em seus celulares. 

Entenda o porquê: 

Você envia mensagens multimídia através Snapchat e essas mensagens duram apenas alguns segundos e supostamente desaparecem. A ideia é que você possa enviar qualquer foto ou vídeo embaraçoso ou engraçado sem ter medo de alguém ficar em posse de sua foto e compartilhar. 

Você sabe porque os adolescentes ama o Snapchat? Porque os pais não estão la como acontece com o Facebook. 

Alerta de perigo: A ideia de que Snapchat é seguro para enviar fotos está errada. É muito simples que alguém dar um screenshot (comando de qualquer celular que copia a imagem da tela)e salvar a imagem. Seu filho pode dizer que da para saber se este comando foi dados pelo administrador do Snapchat. Isso é verdade, mas saber depois que isso já foi feito não tem muita utilidade agora. 

Já existem também aplicativos que são instalados no celular e que baixam secretamente as fotos do Snapchat sem que a outra pessoa saiba. 

Além disso, muitos adolescentes estão usando Snapchat para enviar fotos intimas (sem roupa para namorados ou ficantes e que se tornaram casos gravíssimos de escândalos nas escolas, inclusive em Londrina, onde estas fotos foram copiadas e compartilhadas pelo WhatsApp na escola toda e a adolescente teve que sair da escola. 

Não adianta proibir, educar é a melhor solução. Se seu filho adolescente está usando Snapchat, pergunte-lhes como eles estão usando. Certifique-se de que os adolescente só estão conversando com as pessoas que ele conhecem. 

Muitos adolescentes divulgam seu nome no Snapchat nas redes sociais (Facebook e Instagram) para quem quiser adicionar. Converse sobre os perigos do mal uso. 

Tinder 

Tinder é um aplicativo de namoro baseado em localização que o adolescente não deveria estar usando. Ele permite aos usuários cliquem em fotos de pessoas próximas geograficamente para decidir se eles gostam ou não. Se dois usuários gostarem um do outro, então eles podem ter uma conversa privada dentro do aplicativo e, potencialmente, encontrar-se mais tarde. 

Adolescentes nem sequer deveriam estar usando este aplicativo, para começar, pois e um aplicativo de relacionamento sexual e emocional. Mas eles estão lá, mentem a idade na hora de se cadastrar no aplicativo . A única maneira de entrar no app é ter uma conta no Facebook com uma data de nascimento que indica que eles têm mais de 18 anos de idade. Isso e fácil para eles, e só ir no Facebook e alterar a data de nascimento. 

Qualquer pessoa com menos de 18 anos que acaba no app vai ter que lidar com as pessoas que estão la acima de 18 anos. Eles podem se deparar com predadores sexuais que adoram um adolescente. 

Explique a seu filho os perigos deste aplicativo e peça para ele desinstalar do telefone. 

Vine 

Vine é uma rede social ou aplicativo para dispositivos móveis. Utilizado para criação de vídeos curtos (de no máximo 07 segundos), para transmitir uma piada, ideia ou montagem rápida. 

O Vine, além de compartilhar os arquivos no Facebook e no Twitter, permite que os usuários criem perfis próprios, acumulem seguidores. Isso faz com que os adolescentes queiram estar em peso na rede em busca de notoriedade na internet. 

Vine conquistou os adolescentes que estão aí pra avacalhar e isso atrai fãs e fazem o aplicativo crescer em número de adeptos, seguidores e afins. 

Vine parece ser um aplicativo totalmente no primeiro momento. Ele fica perigoso quando você considera ate onde adolescentes podem chegar para ganhar fama nas redes sociais ou ceder a pressão dos colegas e aceitar os desafios. 

Adolescentes fazem qualquer coisa para aceitação. A melhor maneira de obter aceitação na mídia social é fazer algo nervoso ou louco. 

Isso explica o caso de adolescentes de todo o mundo que atearam fogo em si mesmo e postaram o vídeo no Vine. 

Isso não e brincadeira nem exagero. Coloque a hashtag #FireChallenge no twitter que é integrado ao Vine e descubra que esta hashtag foi uma das mais populares em agosto. 

Secret 

Secret é um aplicativo construído para espalhar rumores, fofocas e segredos. Ele permite aos usuários postar fotos e texto de forma anônima. A justiça brasileira chegou proibir o aplicativo no Brasil mas ele voltou a ser distribuido gratuitamente nas lojas online de apps do Google e da Apple 

Apps como Secret poderia ser um bom aplicativo para os adolescentes. Confissões anônimas fazer as pessoas se sentirem bem, seria uma forma de extravasar. 

No entanto, as informação que estão sendo compartilhadas no aplicativo com todas n as pessoas perto de sua geolocalização muitas vezes são calunias e cyberbulling contra os adolescentes. Já que qualquer um pode publicar imagem ou frase no aplicativo sem se identificar. 

Os aplicativos mais perigosos para os adolescentes são os que usam rastreamento GPS para unir as pessoas. O cyberbullying é muito mais doloroso quando é disseminado para as pessoas próximas a você. 

9Gag 

9gag é um dos aplicativos mais populares que distribui memes (imagem, vídeo ou frase bem-humorada que se espalha na internet como um vírus.). A parte arriscada para adolescentes está no fato de que todos os tipos de imagens são compartilhadas em 9Gag. 

Estas imagens não são moderadas e podem vir de qualquer upload e apresentar coisas que você não quer que os adolescentes tenham acesso. 

Mas não só isso, mas muitos usuários 9gag são valentões cibernéticos que cometem abuso com outros usuários online. 

Seu filho vai estar na internet, isso é um fato, sempre tente se certificar o tipo de conteúdo que eles estão recebendo, converse abertamente sobre isso e estabeleça regras e regulamentos que irão manter as crianças protegidas. 

Às vezes parece que os pais e os adolescentes não falam a mesma língua. Quando se trata de mensagens de texto, chat e email, aplicativos. Se você verificar as comunicações de qualquer adolescente, você vai achar muitas siglas e palavras que não fazem sentido. 

Essas letras e números são um código em constante evolução que as crianças pegam de seus amigos. Algumas siglas realmente são inofensivas, como o LOL ("rir em voz alta,") muito comum, mas há muitas que não são. Se você achar as seguintes siglas em dispositivos de seus filhos, é hora para uma conversa séria. 

Um método muito comum tem sido o seguinte: 

Usar hashtag omitindo vogal: (a, e, i, o, u) foram substituídas por números (a = 4, e = 3, i = 1, o = 0, u = V). Assim, a palavra "perigo" era escrita entre jovens da geração digital como sendo "p3r1g0″ e assim por diante. 

Além disso, existe um sem-número de código e abreviações, algumas abreviações de conteúdo exclusivamente erótico e muitas variantes de palavrões em inglês, mas expressados em outras línguas (português, espanhol e até italiano). 

CD9: Abreviação de "Código 9", o que significa que os pais estão por perto. 
KPC: Mantendo Pais desinformados 
MOS: Mãe sobre o ombro 
P911: Alerta pais 
PAL: Os pais estão Escutando 
PATA: Os pais estão assistindo 
PIR: Pais no quarto 
POS: Pai sobre o ombro 

Mas existem as gírias codificadas, preocupantes: 

ASL: Idade / Sexo / Local 
F2F: Face to Face. Pedindo para uma reunião ou video chat 
LMIRL: Vamos nos encontrar na vida real 
NAZ: Nome / Endereço / ZIP 
Moos: Membro do Sexo Oposto 
MOSS: Membro do mesmo sexo 
MORF ou RUMORF: Homem ou mulher, ou são seu homem ou mulher? 
RU / 18: Você tem mais de 18 anos? 
FUM: De onde você é? 
WYCM: você vai me chamar? 
WYRN: Qual é o seu nome verdadeiro? 

As piores são: 

143, 459 ou ILU: Eu te amo 
1174: convidado para uma festa selvagem 
420: Marijuana (maconha) 
GNOC: Fique pelado no vídeo 
Gypo: Abaixe as calças 
AMEZRU: Sou fácil, é você? 
IWSN: Eu quero sexo agora 
KFY ou K4Y: Beijo para você 
KOTL: beijo na boca 
NIFOC: fique pelado na frente do computador 
RUH: Você está excitado? 
TDTM: Conversa suja 

Nem todas as siglas são ruins , não sai por ai em pânico somente porque encontrou uma sigla que não conhece nas redes sociais de seus filhos. Coloque no Google e descubra seu significado antes de sair por ai igual a uma louca. 

Algumas siglas inofensivas: 

LOL = gargalhada (laugh out loud) 
GTSY = contente em ver você (glad to see you) 
GMTA = grandes mentes pensam igual (great minds think alike) 
BRB = volto já (be right back) 
AFK = longe do teclado (away from keyboard) 
HAGN = tenha uma boa noite (have a good night) 
L8R G8R = te vejo mais tarde (later gator) 
LMHO = morrendo de rir (laughing my head off) 
POOF = saí do chat (I have left the chat) 
SYS = te vejo logo (see you soon) 
SWAK = combinado com um beijo (sealed with a kiss) 
TX = obrigada (thanks) 
WB = benvindo de volta (welcome back) 
*G* = risada ou sorriso (giggle or grin) 
*H* = abraço (hug) 
*K* = beijo (kiss) 
*W* = piscadinha (wink) 

:-) = sorriso (smile) 
:) = sorriso (smile) 
;-) = piscadinha (wink) 
:' = chorando (crying) 
^5 = toca aqui (high five) 
:-0 = chocado ou surpreso (shocked or surprised) 
^ = legal (thumbs up) 
:-( = triste/ infeliz (unhappy) 
>:-( = com raiva (angry) 
:-D = rindo (laughing) 
:-> = maldoso (devilish) 

Este artigo pode parecer exagerado para algumas pessoas, mas os perigos estão por ai, compartilhe com outros pais este artigo e converse sobre o assunto na escola de seus filhos com os educadores. Juntos podem esclarecer seus filhos sobre os perigos da internet. 

Como qualquer pai vai dizer, lidar com adolescentes e pré-adolescentes é um ato de equilíbrio . Você quer dar-lhes liberdade para explorar, mas você também precisa manter o controle sobre o que estão fazendo. 

Você conhece alguma gíria que os adolescentes usam nas redes sociais, comente abaixo para que outros pais também conheçam. 

Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina no Facebook a direita. 

Entre em contato para palestras em escolas para pais e filhos sobre tecnologia. 

Vera Moraes 
Designer e Jornalista 
www.enterx.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário