quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ensine as crianças a navegar em segurança na Internet

As crianças passam, em média, sete horas por dia em frente a uma tela.


Num artigo publicado pelo World Economic Forum, afirma-se que o volume de informação circulando aumenta a cada dia que passa e o fenômeno do digital é capaz de gerar tanto inúmeras possibilidades como incertezas, sobretudo para as crianças que estão no centro destas transformações. Segundo um estudo de 2015 da mesma entidade, estima-se que, em 2025, cerca de 90% da população mundial esteja conectada à Internet. 

O ritmo do crescimento e das mudanças tecnológicas é frenético. Os especialistas falam numa eminente quarta revolução industrial potenciada pela inteligência artificial e pelo uso frequente da Internet nos dispositivos do quotidiano (internet of things), que conduzirá certamente a uma fusão do mundo físico e digital.

A televisão, o computador, as consolas de jogos, os telemóveis – todos estes objectos disputam a atenção das crianças. Hoje em dia, o impacto digital e dos media em idades mais jovens é preocupante e, segundo a American Academy of Pediatrics, as crianças passam uma média de sete horas diárias em frente às telas de qualquer que seja o dispositivo tecnológico.

O contato excessivo com aparelhos digitais é um fator alarmante tanto para os pais como para as respectivas crianças. Estudos demonstram que problemas de atenção, dificuldades escolares, distúrbios alimentares e de sono e até comportamentos desviantes são resultantes deste uso desmesurado das tecnologias por parte dos mais jovens.

Desta forma, os pais devem estar atentos e monitorar a rotina tecnológica dos filhos, pois estes acabam passando mais tempo em frente às telas do que com os próprios pais ou na escola. Além de tudo isso, não se podem negligenciar os elevados riscos aos quais as crianças estão expostas. São exemplo disso os conteúdos violentos e de teor sexual, o cyberbullying, o roubo de dados e a dependência da tecnologia.

A rápida expansão do mundo digital e a sua natureza evolutiva acabam tornando ineficazes algumas das políticas de proteção de crianças. Juntando-se a isso, está o intervalo geracional entre os adultos e os mais jovens, que fazem uso distinto das tecnologias tendo também diferentes pontos de vista sobre os comportamentos que são ou não aceitáveis.

A questão que se impõe nesta altura é: como é que os pais podem preparar as crianças de forma a sobreviveram em segurança à era digital?

O DQ Project, fundado por Yuhyun Park, é um projeto onde colaboram especialistas de várias universidades de todo o mundo, e constitui-se como uma plataforma online que pretende capacitar as crianças com inteligência digital através de habilidades emocionais, sociais e cognitivas.

Os responsáveis pelo projetos afirmam que as crianças têm que ser capazes de enfrentar os obstáculos tecnológicos e adaptarem-se à vida digital de modo a evitar os riscos.

Os mais jovens devem criar uma identidade digital, isto é, saberem controlar a sua presença on-line de forma equilibrada, medindo o impacto das suas acções a curto e a longo prazo. Deverão igualmente ser capazes de fazer um bom uso do digital, estimulando a sua aptidão para usar dispositivos e suportes digitais, mas visando sempre a harmonia entre a vida on-line e a off-line.

15.06.2016 Por Life&Style

Fonte: http://lifestyle.publico.pt/noticias/362207_ensine-as-criancas-a-navegar-em-seguranca-na-internet

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