terça-feira, 21 de junho de 2016

O seu filho está sendo vítima de cyberbullying? Conheça os sinais


As férias estão chegando e isso representa um motivo de alegria para a maioria das crianças que têm uma folga das lições de casa e da obrigação de se levantarem cedo. Porém, nem todas ficam mais alegres devido a essas boas razões. Para muitas crianças as férias representam um tempo longe de agressores que os incomodam off-line ou on-line através das redes sociais.

Infelizmente, nem todos os pais conseguem distinguir as dificuldades normais que todos os adolescentes enfrentam, dos verdadeiros sinais de perigo que podem indicar que algo de muito grave se está passando. O dia 17 de Junho é a data que assinala o combate ao cyberbullying em Portugal e por esse motivo preparamos uma lista de indicadores que podem ajudar os pais a verificarem se os seus filhos estão a ser vítimas, ou não, deste grave problema.

Respostas agressivas e constantes oscilações de humor

As oscilações de humor por si só, não significam necessariamente que o seu filho esteja a ver vítima de cyberbullying. Porém, se essas forem acompanhadas por reações nervosas constantes em resposta a questões comuns, especialmente depois de terem passado algumas horas utilizando o computador, deverá verificar se algo está passando.

Os pais não se devem contentar com respostas como “ok” ou “tudo bem”. Às vezes é necessário investir algum tempo a descobrir como o seu filho realmente se sente acerca das suas experiências on-line ou com os outros. As respostas muito evasivas ou agressivas são um denominador comum em muitos casos de cyberbullying.

Conta social apagada

Se o seu filho abandonou recentemente uma das suas redes sociais preferidas, fique atento. Numa idade em que os mais jovens passam períodos de tempo significativos nas redes sociais, a exclusão de uma conta pode ser um sinal de que algo grave se está a passar. As ferramentas de controle parental, instaladas no dispositivo de uma criança, podem ajudar os pais a perceberem tudo o que está acontecendo, nomeadamente, tudo aquilo que era utilizado e deixou de o ser.

Afastamento dos amigos e família na vida real

É natural que os adolescentes se tornem mais independentes dos seus pais e dediquem mais tempo à construção da sua própria rede de amigos. No entanto, se eles se distanciam destes últimos, se escondem do mundo exterior no quarto, ou evitam redes sociais bem como os seus dispositivos, algo está errado.

Alterações físicas dramáticas

Reparou que o seu filho perdeu peso ou apetite? Tem problemas a dormir durante a noite e parece estressado pela manhã? Isso pode ser um sinal de muitas coisas, mas quando combinado com alguns dos comportamentos que referimos acima pode ser sinal de que algo está errado.

Fingir que está doente para evitar a escola

“Não me sinto bem”, “estou indisposto” ou “dói a minha cabeça” são desculpas que todas as crianças utilizam ocasionalmente. Se como indicamos, essa utilização for ocasional não existem motivos para preocupações. Porém, se recorrentemente a criança fingir estar doente para não ir à escola poderá estar passando algo muito mais sério. Na maioria dos casos a criança utiliza essas desculpas para evitar os agressores.

Por Patricia Fonseca | 17/06/2016

Adaptação para o Português BR: Blog Cyberbullying na Escola

Fonte: http://www.leak.pt/filho-esta-vitima-cyberbullying-conheca-os-sinais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário