quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Internet das coisas na escola

Internet das coisas na escola

Por Dra Ana Paula Siqueira para o Jornal Eletrônico do SIEEESP

Carros, eletrodomésticos, monitores cardíacos e outros estarão ligados à internet para gerar informações e permitir a comunicação inteligente entre esses aparelhos. A vantagem dessa rede é promover a fusão dos mundos físico e do digital, seguindo o conceito dos data centers e nuvens. 

A integração de objetos permite registrar as aptidões dos alunos e reunir outros dados, como quantas vezes esteve na biblioteca ou chegou atrasado na aula etc. Essa conexão possibilita ao aluno usar o celular para acessar laboratórios, marcar reuniões com grupos, comprar lanches, e até que os pais acompanhem o trajeto de seus filhos para casa.
Parece revolucionário demais? O cofundador da Aria Systems, Brendan O’Brien, afirmou: “Se você acha que a internet mudou a sua vida, pense novamente. A internet das coisas está prestes a mudar tudo de novo!”

Conectar conhecimentos, pessoas e coisas é a base da criatividade humana. Para que ela permaneça ativa, é importante que o educador esteja sempre curioso. Sem isso, não aprendemos coisas novas e nem adquirimos repertório para novas conexões.

Ao levar novas tecnologias para a escola, é importante lembrar que são crianças e adolescentes que não conhecem plenamente os seus direitos e não podem se defender de omissões ou transgressões. Por isso, o colégio deve estar adaptado a políticas de compliance escolar, atendendo à lei 13.185/15 e art.12 da LDB, sob pena de responsabilização civil do colégio e penal dos administradores escolares.



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