Momo – vamos conversar sobre segurança digital?
Por Dra. Ana Paula Siqueira para o jornal eletrônico do SIEEESP
Você conversa com estranhos?
Sabe o real perigo de clicar em links desconhecidos?
Já ouviu falar em “suicide game” (jogos de suicídio)?
A imagem do perfil da “Momo” não é uma pessoa, espírito maligno ou alma penada. Trata-se de escultura criada pela empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory, que foi exposta em uma galeria localizada no distrito de Ginza, em Tóquio, chamada Vanilla Gallery.
O mito começou quando alguém compartilhou o número de telefone (+81435102539) dizendo que supostamente era um número amaldiçoado. Quando a pessoa adiciona o numero ao contato, aparece o perfil da Momo. O código (+81) indica o telefone está ligado à telefonia do Japão. Diz a l4enda urbana que a mensagem em japonês que acompanha o perfil da Momo é "人 々 は 私 を L と 呼 び ま す" que significa "As pessoas me chamam de L".
Trata-se de mais uma isca usada por criminosos digitais para roubar dados, assediar e extorquir pessoas ingênuas que acreditam em poderes sobrenaturais virtuais.
É importante alertar crianças e adolescentes a não adicionar ao falar com estranhos em nenhuma plataforma digital. É importante que a escola ponha fim no mito – não existe “fantasma digital”; o que existe são criminosos especializados no furto de dados de pessoas que insistem em fazer desafios perigosos, que colocam o patrimônio e a integridade física e psíquica em risco.
http://www.escolaparticular.com/jornal/2018/775/#/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário