quarta-feira, 10 de agosto de 2016

“Sequestro virtual” de bebês vira moda e assusta famílias

Os criminosos roubam fotos das crianças e publicam nas redes sociais como se fossem seus filhos.


Já ouviu falar de sequestro virtual? O termo vem do inglês “digital kidnapping”, expressão que está sendo usada para descrever uma situação cada vez mais comum na internet: pessoas que roubam fotos de bebês e as publicam nas redes sociais, como se fossem de seus filhos. 

As autoras desse tipo de postagem costumam ser adolescentes, que fingem ter uma vida completamente diferente da que realmente têm. No Instagram e no Facebook, elas utilizam o termo “adoption role play”, algo como “brincando de adotar” em português. As fotos roubadas levam hashtags como #adoptionrp e #babyrp.

A blogueira norte-americana Lindsey Paris, do estado da Georgia, passou pela situação. Mãe de dois filhos, ela sempre gostou de postar fotos da família nas redes sociais, mas não imaginava que as imagens pudessem ser usadas sem o seu consentimento. Até o dia em que Lindsey viu que um perfil falso estava publicando as fotografias de seu bebê.

“Na legenda da foto, a pessoa que roubou a imagem do meu filho estava dizendo que o bebê era dela. Ela dizia que ele era lindo e que amava seu cabelo ruivo”, afirmou Lindsey em entrevista ao News Channel 3.

“Eu descobri que se tratava de uma adolescente de 16 anos que vive na Califórnia. Felizmente, ela não parecia não ter maldade. Ela me disse que sempre quis um filho ruivo e que não teve a intenção de me ofender ao pegar a foto. Parecia que estava brincando de casinha na internet”, disse Lindsey.

Nas legendas das fotos roubadas, os autores costumam criar um nome para o bebê, dão uma data de nascimento e inventam histórias sobre a criança. Alguns casos chegam a ser assustadores. A americana Ashton Hamner, por exemplo, viu fotos de sua filha circulando nas redes sociais em um post mal-intencionando, que dizia que a criança sofria de câncer e tinha problemas mentais. "Eu chorei. Era tudo o que eu podia fazer. Eu não acreditava no que estava vendo”, disse a mãe em entrevista ao jornal Tucson News Now.

Para evitar ser vítima desse tipo de situação, lembre-se sempre de tomar cuidado com as postagens que envolvem seus filhos na internet e esteja atento às configurações de privacidade de suas redes sociais.

Por Crescer online - 09/08/2016 16h52 - atualizada em 09/08/2016 17h46

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2016/08/sequestro-virtual-de-bebes-vira-moda-e-assusta-familias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário