A psicóloga Gisele Stasiak pontua algumas das principais questões que envolvem – ou podem envolver – o universo da criança dentro da escola, destacando a importância do diálogo e a observação do comportamento e rendimento escolar:
Comunicação entre pais e filhos
A comunicação entre pais e filhos sobre esse retorno é essencial, pois permite muitas vezes, a prevenção de dificuldades que a criança possa vir a ter em seu ambiente escolar. Quando a criança começa o ano em uma escola nova é importante que os pais a leve, antes do início das aulas, para conhecer o espaço/ professores a fim de ajudá-la a se familiarizar. Também, a fala dos pais precisa descrever pontos positivos que a escola proporciona à criança como, por exemplo, aprender coisas novas, amizades etc.
Identificando se a criança sofre bullying
Certamente temos que ter cuidado para sabermos quando realmente é bullying ou outro tipo de agressão. Porém, qualquer situação dessas gera sofrimento e consequências sérias aos envolvidos e devem ser levadas a sério. Para isso, os pais podem, além de observar o comportamento dos filhos em casa, procurar observá-los em suas interações sociais na escola, em atividades extra-escolares, etc. Por exemplo, crianças que sofrem bullying ou outras agressões, podem apresentar mudanças de comportamentos repentinas, insegurança, ansiedade, tristeza, recusa em ir à escola, sintomas físicos (dor de barriga, vômito) etc.
O contrário também pode acontecer
As crianças que praticam bullying contra os colegas, frequentemente emitem comportamentos de desvalorização, intimidação, apelidos pejorativos etc. Estar atento a como seu filho trata e se relaciona com diferentes pessoas e como a professora, colegas o percebem, contribui fortemente para que os pais possam ter um acesso maior ao que realmente acontece com seu filho e, assim, tomar direções necessárias.
Baixo rendimento na escola: como agir?
Educar filhos é uma tarefa extremamente linda e árdua e temos uma posição bem clara nas pesquisas científicas de que a punição física como estratégia disciplinar tem sérias desvantagens ao desenvolvimento infantil. Por isso, os pais devem ficar atentos ao fato de que esta medida não contribui ao desenvolvimento emocional e social da criança, não consolida uma relação pais-filhos de confiança e segurança, além de ensinar à criança que problemas ou dificuldades se resolvem pela violência.
Certamente, quando a criança apresenta baixo desempenho é fundamental que os pais possam analisar de uma forma ampla essa situação, ou seja, buscar pensar e hipotetizar diferentes causas, motivos para o que está acontecendo. Apenas dessa forma, eles poderão estabelecer abordagens e estratégias de mudança real (por exemplo: horário de sono, aula complementar, organização de material, melhoria da relação com os amigos etc.) e atuarem pelo viés de resolução do problema, e não por meio de um ciclo que a punição física gera: problema – bate – raiva – baixa autoestima – problema, etc.
Por: Michelle Pavoni
Fonte: http://www.diariodoscampos.com.br/variedades/2016/01/dicas-para-lidar-com-o-retorno-dos-filhos-para-a-escola/2064007/
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