Recursos antibullying em mídias sociais
Por Ana Paula Siqueira, sócia de SLM Advogados e coordenadora do Programa Educacional de Proteção contra Cyberbullying
Dia de 30 de abril de 2019 durante conferência organizada pelo Facebook, foi confirmado que a rede social Instagram vai deixar de exibir o número de curtidas na página inicial, tanto para o proprietário da conta quando para seus seguidores.
Com a retirada da quantidade de curtidas, o Instagram ainda foi levemente reformulado para que este campo não ganhasse tanta atenção. A medida deve impactar a forma na qual a rede social usa o algoritmo para escolher quais conteúdos serão priorizados, visto que o número de likes impacta nessa decisão.
O Instagram pretende prevenir e combater o cyberbullying na rede social, por meio de vários novos recursos que objetivam a conscientização do usuário:
· - Recurso "nudge": avisar os usuários que estão prestes a fazer comentários ofensivos que não façam isso, prevenindo o bullying;
· - Modo ausente: irá incentivar os usuários a fazerem uma pausa no Instagram em momentos intensos da vida sem a exclusão da conta. O recurso permitirá o afastamento das notificações constantes e preocupações com a aparência (se é que isso é possível dentro de uma rede social hedonista como Instagram);
· - Gerenciamento de interações entre os usuários: vai permitir a definição de limites sobre como determinadas pessoas podem interagir com o titular da conta sem que sejam bloqueadas.
Em relação às compras e anúncios, alguns influencers e lojas terão o recurso de compras disponível no perfil, sendo possível marcar produtos de empresas parceiras do Instagram em suas fotos para que os seguidores possam efetuar a compra online na própria rede social, sem precisar ser redirecionado a outra página.
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