Autoaprendizagem de inglês com seriados
Por Ana Paula Siqueira, sócia de SLM Advogados e coordenadora do Programa Educacional de Proteção contra Cyberbullying, para o jornal eletrônicodo SIEEESP
As escolas constantemente indagam sobre a autoaprendizagem de inglês por meio de filmes e seriados e as implicações jurídicas. Sem esquecer ou desprezar a importância de metodologias pedagogicamente consagradas, essa forma é válida como apoio ao domínio da língua de Shakeaspeare e Martin Luther King por ser lúdica, didática, tecnológica e fácil. Isso tornou-se possível com os plugins do Google Chrome que exibem legendas em inglês, traduções de palavras e sentenças, sinônimos e a compreensão de gírias e expressões idiomáticas. E, o mais importante do ponto de vista jurídico, os direitos autorais são preservados, fato que evitará processos judiciais contra os estabelecimentos de ensino.
Duas das ferramentas são eJOY e Practice Flix
O eJOY é uma das mais completas extensões com o objetivo de auxiliar o aprendizado de idiomas. Funcionando na Netflix, YouTube, Udemy e diversos outros sites que suportem legendas, é possível ao usuário visualizar vídeos específicos sobre cada idioma, com pessoas nativas falando seu idioma natal. A ferramenta apresenta a possibilidade de transcrição “escrevendo e falando jogos”, disponíveis em todos os vídeos. Existem 7 jogos disponíveis no modo de exercício de vídeo e isso facilita muito o aprendizado.
O Practice Flix, com a exibição de duas legendas simultâneas, permite que os usuários tenham total controle sobre as legendas da Netflix, com a possibilidade de personalizar seu tamanho, fonte e cor, permitindo também a opção de estender a duração da legenda. Com essa modalidade, as falas permanecem na tela até que outra frase seja dita, permitindo que os usuários tenham um maior tempo para assimilar o que foi dito pelos personagens e assimilar o conteúdo mais facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário