O que é gestão da tecnologia educacional?
Por Ana Paula Siqueira, sócia de SLM Advogados e coordenadora do Programa Educacional de Proteção contra Cyberbullying para o Jornal eletrônico do SIEEESP
A presença da tecnologia em sala de aula traz diversos benefícios ao processo de aprendizagem, entre eles a melhora do desempenho escolar dos alunos, desde de que os princípios básicos de educação digital estejam inseridos no seio da comunidade escolar.
A gestão da tecnologia educacional é o departamento ou setor da escola responsável por engajar a comunidade escolar no uso dos recursos tecnológicos disponíveis, além de assegurar as condições necessárias para sua implementação e utilização. A gestão da tecnologia educacional é responsável por levar a tecnologia para o ambiente escolar de forma pedagógica e com o uso consciente dos dispositivos móveis
Essas atribuições estão estre as grandes preocupações do gestor escolar, por isso ele conta com sua equipe pedagógica e administrativa para garantir a eficiência e eficácia da gestão da tecnologia educacional. A tecnologia educacional surge como possibilidade de aumentar a velocidade das decisões do diretor, aperfeiçoa a qualidade das informações e tem a possibilidade de mensurar de assertiva os processos pedagógicos.
Mesmo proporcionando autonomia na aprendizagem para os alunos por meio da tecnologia, a escola necessita constantemente capacitar educadores e gestores, tornando-os aptos a refletir o processo educacional e as melhores formas de utilizar esses novos instrumentos tecnológicos dentro da lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário