terça-feira, 31 de maio de 2016

Viciados? Estudo revela que crianças e adolescentes extrapolam no tempo diante de smartphones


Recentemente o The Washington Post escreveu um artigo interessante sobre as estatísticas de utilização das redes sociais pelos adolescentes, baseado em uma pesquisa de 2015 realizada pelo Common Sense Media.

A mesma firma divulgou há pouco que os jovens estão gastando em média 9 horas por dia consumindo conteúdo em seus portáteis, e o mais alarmante é que as crianças de 8 a 12 anos estão fazendo o mesmo.

Das 15 horas que ficam acordados ao longo do dia, 6 são dedicadas à escola, e aproximadamente 9 aos smartphones, computadores ou tablets — isso é quase o dobro de tempo de uso cotidiano que um adulto faria.


O problema é que, segundo outra pesquisa feita pela Associação Americana de Transtorno da Ansiedade, o uso exacerbado de redes sociais pode ser diretamente ligado a diversos problemas seríssimos como, por exemplo, a depressão.

Além disso, a luz azul emitida pelas telas pode fazer com que o cérebro pare de produzir melatonina, aumentando as chances de insônia, distração, obesidade e câncer de próstata e mama.

As crianças também estão começando a ser afetadas por esses hábitos; o Center For Generational Kinectics fez uma análise da ”Geração Z” (crianças de atualmente) e descobriu que elas passam de duas a cinco horas por dia olhando para as telinhas...


As informações são alarmantes, pois esse tipo de comportamento pode alterar a forma como o cérebro das crianças se desenvolve, tornando-as menos capazes de se concentrar algo que, por exemplo, poderá impedi-las de ampliar seu vocabulário.

Psicólogos também afirmam que toda essas estimulação constante pode levar os jovens e crianças a algo chamado de “Síndrome da Tela Eletrônica”, algo que afeta diretamente o sistema nervoso, impedindo a habilidade de se ter um sono adequado.

Pais e responsáveis devem começar a prestar mais atenção, e dosar o uso desses aparelhos; por mais que eles reclamem, ou até tentem te envenenar, sabemos que no final das contas, vai ser algo para seu próprio bem.

Data: 27 de maio de 2016

Fonte: http://www.tudocelular.com/android/noticias/n72412/adolescentes-criancas-viciados-smartphones.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário