terça-feira, 24 de maio de 2016

Dados compartilhados nas redes sociais facilitam ações de bandidos

Criminosos colhem informações na internet para conhecer rotina das vítimas.



Em tempos de redes sociais e de compartilhamento de informações pessoais, a segurança residencial pode ser afetada até por uma inocente selfie. Para evitar exposição desnecessária e situações mais graves, como o roubo à residência devido a informações colhidas nas redes sociais, a ADT, empresa de monitoramento de alarmes, relacionou seis dicas de boas práticas na internet.

"Às vezes, uma foto da família produzida dentro de casa pode conter informações importantes sobre a planta da residência ou revelar a existência de objetos de valor como obras de artes e joias. Algumas vítimas ficam surpresas de saber como as suas informações de redes sociais foram utilizadas para facilitar a invasão no domicílio", alerta Robert Wagner Santos, coordenador de Treinamento e Processos da ADT.

Mas ele lembra que sempre há tempo de seguir algumas dicas simples e eficientes nas redes sociais para se evitar a invasão de domicílio.

1- Dados pessoais

Evite colocar nas redes sociais dados sobre a rotina da família, como escola onde as crianças estudam, os cursos extracurriculares delas e local de trabalho do casal. Muitas vezes, estas informações encontram-se nas imagens postadas, como por exemplo, no emblema do uniforme da criança. Ao informar sobre sua rotina, é muito mais fácil saber quando a casa está sozinha.

2 – Não aceite qualquer pessoa

Nas redes sociais, evite aceitar pessoas que acabou de conhecer em festas ou eventos, ou que sejam amigos de amigos. Lembre-se, nós não temos o hábito de convidar para nossa casa alguém que acabamos de conhecer. Precisamos ter a mesma atitude com os amigos virtuais, evitando que estranhos tenham acesso ilimitado à nossa intimidade, através de fotos e posts.

3 – Perfis falsos

Nunca aceite pessoas desconhecidas no perfil, mesmo que pareça uma pessoa inofensiva e "legal". Muitos perfis criados são falsos, e seu único objetivo é descobrir brechas na rotina das pessoas e descobrir a oportunidade certa para realizar os roubos 

4 – Cuidados com as hashtags

Tenha cuidado com as férias e os feriados. Não suba posts acompanhados com #partiuférias, #fomosviajar, #ferias e #arrumandoasmalas. Este tipo de hashtag atrai aqueles que têm intenção de invadir residências quando estão desocupadas 

5- Informações em sites de busca

Cuidado com as informações compartilhadas nas redes sociais. Elas podem ser indexadas aos sites de buscas como o Google e qualquer um pode ter acesso a elas. Não compartilhe informações onde seja possível identificar o endereço da residência.

6 – Configure seu perfil corretamente

Ao abrir uma nova rede social, faça a configuração correta para que apenas amigos possam ver os seus posts, e não amigos de amigos, pois isso abre um leque enorme de pessoas que podem acessar suas informações sem que você as conheça. Se não souber direito como configurar as redes sociais, existem excelentes templates na internet com estas dicas de segurança.

19/05/2016 às 14:47

Fonte: http://pr.ricmais.com.br/seguranca/noticias/dados-compartilhados-nas-redes-sociais-facilitam-acoes-de-bandidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário