sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Ensinar crianças a diferença de leitura de impressos e telas

Ensinar crianças a diferença de leitura de impressos e telas


Por Ana Paula Siqueira, sócia de SLM Advogados e coordenadora do Programa Educacional de Proteção contra Cyberbullying para o jornal eletrônico do SIEEESP




A comparação entre as formas de leitura impressa e na tela de computadores é um exercício muito legal para se fazer com crianças. Na medida em que o hábito de acesso à Internet se tornou um tipo de cultura compulsiva, ocorreu uma degradação do consumo de conhecimento em jornais e revistas. Muito pouco se escreveu a respeito, ou, quando alguém vai ao tema, compara o perfil do leitor por dicotomias fáceis como antigo ante moderno, lento e rápido, acesso disperso com foco, o que é mais amigável etc.. Quaisquer dessas argumentações são falsas por fazerem escolhas que buscam impor, substituir e submeter o acesso e a fluidez do conhecimento em uma equação algorítmica que se transforme numa moeda de troca para os detentores do acesso, uso e controle da atenção. 

De toda forma, o essencial da questão está num desafio que precisa ser exposto aos que ajudam a quem começa a ter acesso à leitura: O que distingue a leitura em textos no papel daqueles disponíveis na tela de tablets, smartphones e desktops? 

A resposta deve ser dada em três partes. Sistema sensorial. Química da memória. A aventura das descobertas. 

Os sentidos do corpo humano reagem diferente quando lemos uma revista e quando acessamos um computador. A visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato são estimulados de forma distinta nestas interações. Concentre-se nisso e compare. 

Quando folheamos um jornal e olhamos manchete por manchete, seção por seção, acionamos sinapses próprias do cérebro que permitem a fixação de informações de modo mais sedimentado e com menos esforço da química cerebral se fazemos isso numa tela com pixels. Há longa explicação para isso, mas uma só importa agora. Desde tempos imemoriais o ser humano adapta seu gene para aprender desse jeito. Não tem 30 anos que vivemos com torcicolo porque não tiramos os olhos de celular. 

Por fim, a leitura de cabo a rabo de um periódico nos permite saber e encontrar coisa distintas do nosso campo de interesse. Com as máquinas, a disputa por atenção colocou em segundo plano a reflexão política, econômica e da cidade dos leitores iniciantes. A tecnologia não os têm como cidadãos mirins, mas consumidores. Como assim? Observe como qualquer leitura numa tela é afetada por chamadas de atenção por todos os lados, via cores, sobreposição de anúncios, outras notícias. Uma poluição caótica. Num meio impresso, a estrutura estática acalma e foca nosso cérebro para a única percepção que importa, a leitura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário