quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Twitter ferramenta pedagógica

Twitter ferramenta pedagógica 

Por Dra. Ana Paula Siqueira para o Jornal Eletrônico do SIEEESP




Muitos usuários não gostaram quando o Twitter introduziu uma nova timeline em seu aplicativo baseada em visualização customizada de acordo com os algoritmos da plataforma. Nas reações, demonstraram preferir a visualização por ordem cronológica. Atento às sugestões, o Twitter permitiu essa forma de ver as publicações ao realizar pequena alteração nas configurações ao desativar “Mostrar os melhores Tweets primeiro”, em “Preferências de conteúdo”. 

Agora, a rede social confirma – por meio do seu CEO Jack Dorsey – que está em fase de testes a implantação de chave no canto superior direito para que o usuário possa “ligar/desligar” a ordem cronológica do conteúdo da pessoa que está seguindo. Os testes estão sendo realizados com funcionários e alguns usuários do sistema IOS. 

Essa mudança é significativa, pois tem potencial de aprimoramento nas redes de relacionamento em escolas. 

Com milhões de perfis cadastrados, o Twitter pode ser usado pedagogicamente para auxiliar professores e alunos em sala de aula. Mas é muito importante que antes da utilização, a escola faça a implementação de políticas de compliance digital escolar. Segundo o professor Jorge Armando Valente, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, os aplicativos deixam de ser ferramentas pedagógicas se não tiver alguém orientando. Para ele, a ideia de que na rede um ajuda o outro, é romântica. O que acaba acontecendo é que um cego conduz outro cego”. Para entender mais, leiam em (https://fernandosouza.com.br/artigos/twitterbrasil/escolas-podem-usar-twitter-e-facebook-como-ferramenta-pedagogica/)

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