quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Migrando? Número de nudes vazadas de forma criminosa cai, mas de cyberbullying aumenta

Segundo dados da ONG Safernet Brasil, o número de vítimas do vazamento de nudes não consentidas caiu na internet em 2016. A entidade trabalha em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP).

Foram registrados 301 casos em 2016, número que corresponde a, 6,5% a menos que os 322 registrados em 2015. Entre 2013 e 2014, o número de vítimas dobrou a cada ano. Uma representante da Safernet comentou o seguinte em entrevista ao G1:

"É difícil a gente conseguir detectar causas, mas é possível que por exemplo hoje você ter uma legislação, o Marco Civil da Internet, possa ter reduzido (as queixas)".

"O fato de poder responsabilizar empresas faz com que elas ofereceçam ferramnetas para remoção, Google e Facebook já tem isso. Talvez isso faça com que as empresas não mantenham isso (nudes) tanto tempo na rede. Mas ainda há muitas imagens circulando, principalmente em aplicativos (de mensagem)".

Nudes Vazados


No entanto, os números de nudes vazadas sem consentimento continuam altos, conforme você pode ver na tabela acima. Em 2012 eram "apenas" 48 casos, o que também pode indicar uma subnotificação ou também uma falta de popularidade das fotos íntimas e também da internet móvel no Brasil naquela época.

Cyberbullying



Apesar de o número de casos de vazamentos de fotos íntimas terem diminuído, o de cyberbullying cresceu em 2016. Chegou a 312, 17% superior aos 265 registrados no ano anterior. As cinco principais queixas registradas na internet são: ciberbullying/ ofensa, sexting/ exposição íntima, problemas com dados pessoais, conteúdos de ódio/ violentos e fraudes/ golpes.

Vazar nude é crime

Válido lembrar que roubar informações, incluso fotos, do celular de uma pessoa é crime. Diversos hackers já foram presos por conta disso, incluindo um ladrão de dados de celebridades nos Estados Unidos e do homem que invadiu o smartphone de Marcela Temer. De igual modo, repassar sem autorização uma imagem recebida de uma pessoa nua (mesmo que ela tenha enviado por livre e espontânea vontade) para terceiros também pode resultar em processos na Justiça.

07 de fevereiro de 2017

Fonte: http://www.tudocelular.com/tech/noticias/n87741/vitimas-nudes-vazadas-numero.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário