quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MP notifica escolas para que desenvolvam projeto de combate ao bullying


Ministério Público do Estado (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Alto Taquari, expediu uma notificação recomendatória as escolas (municipal, estadual e privada) instaladas no município para que as mesmas promovam um ciclo urgente de palestras e orientação aos alunos, professores e colaboradores a respeito dos malefícios causados pelo bullying. Atendendo a notificação do MP, as escolas lançaram na quarta-feira (30) o projeto “Alto Taquari sem Bullying – Eu curto essa ideia”.

A solenidade, que envolveu os profissionais da educação da cidade, contou com a participação de representantes da Promotoria de Justiça, Executivo e da sociedade em geral. Na oportunidade foi entregue o projeto oficialmente ao Ministério Público e realizada palestra com o psicólogo Rafael Antônio Botelho Conde.

“O envolvimento e a presteza da comunidade escolar, principalmente da diretoria da Escola Carlos Irigaray Filho, Escola Municipal Elzinha Nunes e Escola "Master Centro Educacional", de Alto Taquari, são essenciais ao sucesso do projeto”, destacou o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira.

De acordo com ele, além das palestras e grupos de reunião, serão realizadas caminhadas pela paz, panfletagem, concurso de desenho, cujos vencedores de cada escola serão estampados nos cartazes. Além disso, haverá a bandeira pela paz, que consiste na manutenção da bandeira por um período em determinada escola. A proposta é que a direção da unidade de ensino promova a discussão e desenvolva atividades focadas no bullying. Encerrado o período, a escola responsável realizará evento de transferência das bandeiras para a escola seguinte. “O Projeto é algo vivo e em pleno desenvolvimento, ano que vem já restou acordada a inclusão dos alunos da creche (0-5 anos)”, explicou o promotor de Justiça.

Na notificação, o promotor de Justiça recomenda, ainda, que as escolas promovam a capacitação dos inspetores escolares, diretores, professores e monitores acerca da necessidade de identificar alunos nesta situação.

O bullying tornou-se comum nos espaços educacionais, com ações agressivas intencionais, verbais emocionais, físicas, psicológicas, virtuais ou materiais. Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorram nas unidades escolares.

Pesquisa - A aparência física é um dos principais motivos de bullying nas escolas, um problema considerado de saúde pública. O número de casos de jovens submetidos a situações de humilhação vem crescendo, de acordo com pesquisa do IBGE sobre a saúde do estudante brasileiro, divulgada no primeiro semestre de 2017.

 Mesmo que muitos pais não saibam, esse sentimento é comum entre as crianças e adolescentes. Quase a metade dos alunos entrevistados na pesquisa (46,6%) diz que já sofreu algum tipo de bullying e se sentiu humilhado por colegas da escola. A maioria (39,2%) afirmou que se sentiu humilhado às vezes ou raramente e 7,4% disseram que essa humilhação acontece com frequência e entre os principais motivos está a aparência.Comparando a pesquisa anterior, feita em 2012, o número de casos de alunos que relataram já ter se sentido assim no colégio aumentou. Em 2015, eram 46,6% dos alunos. Em 2012, eram 35,3%.


Por Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMT) - Repórter Janã Pinheiro 

01/09/2017    8h27 

Imagem: MPMT

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