Perigo do uso do carregador de celular pirata
Por Dra. Ana Paula Siqueira para o Jornal Eletrônico do SIEEESP
Infelizmente o brasileiro tem a “mania” de fazer “economia porca”. Gasta-se muito dinheiro com smartphones caros, de alta tecnologia e usa-se fones de ouvidos e carregadores falsificados, afinal, precisamos levar vantagem em tudo, certo? Errado!
Os produtos piratas não oferecem a mesma segurança dos originais, podendo causar danos aos aparelhos e usuários. De acordo com a Apple, os cabos falsificados podem provocar encaixes imperfeitos, superaquecimento do conector, erros de sincronização, entre outros problemas. Um carregador pirata pode danificar uma placa lógica chamada de Chip U2 IC, responsável por controlar a porta da bateria, o botão de bloqueio e a porta USB.
O carregador original entende corretamente quando a bateria está totalmente carregada e para de enviar energia para o smartphone. Contudo, se o carregador não tem esse circuito (que é o caso dos produtos falsificados), ele continua mandando energia para a sua bateria por todo o tempo em que estiver conectada ao carregador, fazendo com que ela perca eficiência rapidamente. Ou seja, o carregador clandestino “vicia”a bateria e danifica o celular.
Carregadores pirata são grandes causadores de incêndios, explosões e choques, que podem causar paradas cardíacas e outras consequências graves. Dicas de compra e como evitar danificar o cabo do carregador:
• Só compre produtos nas lojas autorizadas e exija nota fiscal;
• Evite enrolar e dobrar demais os cabos;
• Não armazene os cabos em locais com alta temperatura.